fbpx
história da topografia

A topografia é uma das profissões mais antigas do mundo. Na antiguidade, homens trabalhavam como esticadores de corda, o que mais tarde vinha a se tornar a base para a topografia. A história da topografia é ainda uma linha que nos ajuda a entender a nossa história.

Essa profissão evoluiu e hoje temos um ambiente completamente digitalizado e informatizado.

Conheça um pouco sobre a história da topografia neste texto!

Quando surgiu a Topografia?

A origem da palavra topografia vem do grego, TOPOS que significa lugar e GRAPHEN que significa descrição. Em suma, topografia é a ciência que estuda a representação  de um determinado espaço de terra.

Desde o início da civilização o homem desenvolveu a necessidade de marcar terras e assim atribuir-lhes a posse. Sendo assim, com o desenvolvimento tecnológico fomos desenvolvendo novas técnicas, ferramentas e conhecimentos.

Nos primórdios, os mapas criados a partir dos estudos “topográficos” eram utilizados como mapas de guerra. Ajudando os povos antigos em conflitos e no seu desenvolvimento.

Historiadores afirmam que um dos mapas criados a partir destes estudos é datado de 3.800 a 2.500 AC.

Os babilônicos, os gregos, os egípcios, os chineses, os romanos e os árabes são os povos com mais registros topográficos do passado.

Como a topografia mudou a forma de se ver o mundo?

Apesar de não pensarmos nisso quando falamos do assunto, mas a forma que entendemos o mundo hoje é fruto da topografia.

Um exemplo disso é o mapa Mundi. Sua primeira versão, elaborada por Anaximandro de Mileto, é datada de 611 a 547 a.C. Nesta época a visão de mundo dizia que a terra era  como um disco flutuando na água.

Já no século III, Eratóstones criou um modelo que reconhecia a terra como um globo. Ele foi o primeiro a tentar descobrir o raio do planeta.

Mais tarde, finalmente chegamos no que sabemos sobre a terra hoje.

A história da topografia no último século

Atualmente temos uma topografia digitalizada e que proporciona muito mais informações e detalhes. Mas, nem sempre foi assim. O primeiro medidor eletrônico de distância surgiu apenas em 1943.

Os MED’s, como são chamados, ajudaram a diminuir o tempo do trabalho e trouxeram mais detalhes e segurança para a topografia.

Com o tempo, mais equipamentos foram “atualizados”, visores eletrônicos, captores e microcomputadores puderam ajudar ainda mais no avanço do conhecimento.

Mais recentemente, a internet e os avanços do estudo de dados revolucionaram a topografia. Sendo assim, a partir dessas tecnologias o estudo topográfico passou a ter ainda mais detalhes e fidelidade a realidade.

Drones, internet das coisas e a indústria 4.0 fizeram com que o trabalho de um engenheiro topógrafo fosse mais analítico e menos operacional.

Concluindo, hoje temos um universo de possibilidades e uma realidade muito mais tecnológica que no passado.

Graças a empresas como a Geotech Brasil, a inovação e a tecnologia estão guiando o seguimento e transformando o futuro da topografia.

Veja também: o que é batimetria?

Siga a Geotech Brasil.

 

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© COPYRIGHT 2016-2020 – GEOTECH BRASIL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESENVOLVIDO PELA AGÊNCIA PSMÍDIA