Nós já falamos aqui sobre o futuro da indústria e de como a quarta revolução industrial está mudando tudo que conhecemos. Seja na produtividade, na instrumentalização, ou até mesmo na formação. Todo o setor tem mudado, porém, é preciso dar atenção para as tecnologias novas. Por isso, vamos falar um pouco sobre o futuro da topografia e o que esperar!
Topografia e as revoluções
Primeiramente, é preciso relembrar que a topografia é uma ciência antiga. Desde os primórdios da civilização nós utilizamos os conhecimentos topográficos para nos guiar. Desde o egito antigo, até os dias atuais. As mudanças de instrumentos e de procedimentos foram frequentes.
Afinal, com a evolução tecnológica, muito se aprende e muito se reinventa.
Por isso, é preciso ter mente aberta ao ouvir sobre o futuro e o que nos aguarda.
O Futuro do Trabalho Topográfico
Os avanços tecnológicos apontam para um mundo digitalizado e com foco grande na performance de dados. Os resultados receberam mais detalhamento, e os dados se tornaram cada vez mais importantes nos últimos anos.
Devido a isso, é muito provável que no futuro os topógrafos sejam ainda mais analíticos do que são hoje. Tarefas que antes eram feitas por pessoas, podem ser realizadas por aparelhos autônomos que capturam muito mais informações. Além disso, os instrumentos conseguirão dar resultados mais claros e detalhados.
Porém, esse movimento não é novo. Para quem, assim como a Geotech Brasil, trabalha com tecnologia, o futuro já é o presente. Há a facilitação e agilidade do trabalho, além de uma captura muito maior de dados e informações importantes.
Portanto, o que vamos ver acontecer na topografia em geral, é uma transformação que já vem acontecendo em alguns trabalhos topográficos.
Porém, é preciso ter cuidado com a forma de entender o futuro da topografia. Afinal, muitas pessoas podem ter seus postos de trabalho substituídos por máquinas ou aparelhos autônomos. Nesses casos, assim como em outros momentos da história, é preciso readequação e atualização de currículo. Ademais, a tecnologia não vai parar de evoluir.
Como Estar Preparado Para o Futuro da Topografia?
O primeiro passo para estar pronto quando uma grande mudança acontece é ter parceiros preparados ao seu lado. Por isso, nós trabalhamos para melhorar e modernizar os serviços todos os dias.
Um bom exemplo disso, é que aqui na Geotech Brasil trabalhamos com tecnologias de ponta e processos atualizados. Contudo, ainda é preciso de muita atenção e dedicação para que as mudanças sejam positivas e bem implementadas.
Se você se preocupa com a longevidade dos seus projetos, e com a qualidade dos resultados. É indicado que procure uma empresa que se preocupa com isso. Que tenha processos focados na inovação e na qualidade!
Contudo, qual o futuro da topografia nos aguarda daqui a 100 anos? Essa pergunta ainda não conseguimos responder.
Veja também: Como o Laser Scan Pode Acelerar Um Projeto?