fbpx

A segurança de barragens é uma preocupação latente na sociedade. Devido aos últimos ocorridos em Brumadinho e no Córrego do Feijão, o assunto preocupa muitas pessoas.

Afinal, as barragens em situação de risco podem impactar o desenvolvimento e a saúde de cidades inteiras.

Contudo, há caminhos para garantir e manter barragens em segurança.

O que causa rompimento em barragens?

Primeiramente, é preciso identificar o problema. Atualmente, o Brasil conta com um pouco mais de 24 mil barragens. Sendo algumas delas barragens de rejeito de minério.

Nos últimos anos, casos de ruptura em barragens de rejeito foram responsáveis por danos materiais, físicos e ambientais.

Sendo assim, alguns pontos que favorecem a ruptura desse tipo de barragem são:

Liquefação

Que é quanto o rejeito perde sua resistência ao cisalhamento e começa a se comportar como um fluido, quase liquido.

Piping

Piping é um fenômeno que ocorre quando há uma erosão interna. Esse tipo de fenômeno causa a formação de canais contínuos que, com o tempo, podem levar ao colapso total de uma barragem.

Overtopping

Por fim, o overtopping é quando a água armazenada na barragem ultrapassa a crista da barragem. Esse tipo de problema pode causar a ruptura parcial ou total da estrutura.

Outros Fatores

Além dos citados, é possível encontrar outros problemas em barragens. Sendo alguns deles a falta de manutenção, o excesso de rejeito, problemas estruturais e até mesmo causas naturais extremas.

Como manter a segurança de uma barragem?

Apesar de muitas barragens estarem em segurança. É preciso que haja um trabalho de manutenção e de fiscalização das mesmas.

Sendo assim, uma das principais formas de se manter barragens seguras é com a manutenção adequada e com trabalhos preventivos.

Além disso, atualmente há um esforço do setor da mineração para dar fim às barragens de rejeitos consideradas inseguras. Dessa forma, o objetivo é buscar formas mais seguras e estáveis para se guardar o rejeito gerado.

Entretanto, independente do tipo de barragem, há riscos. É preciso, então, trabalhar para manter a segurança e a estabilidade das estruturas.

Algumas ações podem ajudar nesse trabalho:

  • Construção de barragens consideradas mais seguras;
  • Trabalho de acompanhamento e gestão;
  • Evitar ultrapassar os limites estruturais de cada barragem;
  • Acompanhamento de uma equipe de engenheiros prontos para identificar problemas;
  • Manutenção e acompanhamento de sistemas de drenagem;
  • Respeito à legislação vigente.

Por fim, há empresas que podem ajudar na fiscalização e acompanhamento dos trabalhos de uma mina. Profissionais cujo trabalho é manter uma barragem segura e estável.

Conheça a Geotech Brasil, geotecnologias e inovação para o seu projeto!

Se conecte conosco!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

© COPYRIGHT 2016-2020 – GEOTECH BRASIL – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESENVOLVIDO PELA AGÊNCIA PSMÍDIA